quinta-feira, 28 de abril de 2011

Minicursos

Minicursos


***Territórios etnicamente diferenciados: indígenas e quilombolas no Brasil Central***


Dr. Alex Ratts 
Ms. Kênia Gonçalves Costa 
Mestranda Talita Cabral Machado
Abordagens do território. Grupos étnicos e a formação do território. Relação entre terra e território. Áreas indígenas na Bacia Araguaia-Tocantins. Áreas quilombolas no Barsil Central. Impactos sociais e ambientais sobre as áreas indígenas e quilombolas.


***Para uma Geografia do Brasil: elementos de uma nova regionalidade***

Dr. Douglas Santos
Objetivos: Colocar em discussão a necessidade e os fundamentos teóricos e metodológicos para o reconhecimento e sistematização do que é novo na geografia do Brasil. Estimular os geógrafos a recolocarem o Brasil como fundamento temático de nossas pesquisas.
Metodologia: exposição e debate.
MOREIRA, R: Sociedade e Espaço no Brasil (As fases da Formação Espacial Brasileira: Hegemonias e Conflitos) in Boletim Paulista de Geografia 83 – AGB-SP, dez/2005


***Tendências metodológicas no ensino de Geografia: oficina de análise de livros didáticos***

Dr. Marcos Antônio Couto
A pesquisa e a produção do conhecimento na educação superior: a elaboração do projeto de pesquisa
Ms. Odiones de Fátima Borba
O objetivo do minicurso é debater os princípios da pesquisa científica na educação superior e discutir o processo de formação acadêmica tendo como base a aprendizagem pela pesquisa. A educação superior se alicerça no tripé ensino, pesquisa e extensão. Para o acadêmico, essa perspectiva se sedimenta numa aprendizagem para além da teoria, pressupondo a participação em ações junto à comunidade, por meio de programas de extensão, e na produção acadêmico-científica em programas de iniciação científica e/ou com a elaboração do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Aprender pela pesquisa faz com que o estudante de nível superior se torne mais autônomo em sua aprendizagem – a qual deve ser continuada em programas de aperfeiçoamento e pós-graduação. Espera-se, do profissional de nível superior, vasta participação, publicação e envolvimento em organização de eventos, capacidade criativa e produção intelectual. Um ponto de partida fundamental é ingressar no mundo da pesquisa científica desde o início da formação. Para tanto, a elaboração de um bom projeto de pesquisa é fundamental. Após a discussão inicial, apresentaremos formas didáticas para a definição de um tema de pesquisa e elaboração do projeto de pesquisa. 


***O Homem e as Mudanças Climáticas: O conceito de Homem e Natureza nos relatórios do IPCC.***


Ms. Robson de Sousa Moraes.
Ms. Lorraine B. Guimarães

 Criado em 1988, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), vem se tornando referência mundial no processo de acompanhamento da relação Homem – Natureza. Trabalhando com a perspectiva da qual o “Homem” vem contribuindo expressivamente para as transformações de caráter climático, vivenciados pelo planeta, o IPCC vem acumulando um conjunto de relatórios e pareceres técnicos. O primeiro divulgado em 1990, contribuiu para a formação da Convenção do Quadro das Nações Unidas para Mudanças do Clima (UNFCC), instância vinculada a ONU que busca constituir um ambiente de negociações políticas referentes ao clima. Este Mini-curso tem como objetivo descortinar o conceito de Homem e Natureza contidos nos relatórios do IPCC, estabelecendo o diálogo, entre outros, com o Filósofo francês Maurice Merleau-Ponty e sua obra “A Natureza” (2006), publicada a partir das aulas proferidas durante três anos no Collège de France e o Psicanalista alemão Erich Fromm através de diversas publicações, destacando-se “Meu encontro com Marx e Freud” (1969); “Análise do Homem” (1980) e “Psicanálise da sociedade Contemporânea” (1974).



***Categorias e conceitos como fundamentos da análise geográfica***


Ms. Dênis Castilho
Categorias e conceitos: diferenças básicas. Universais abstratos e universais concretos. Categorias filosóficas e categorias em Geografia. Espaço e tempo como categorias ontológicas. Paisagem, território e região como categorias do método. As escalas do poder e a mobilidade das fronteiras. As dinâmicas socioespaciais e os desafios da análise geográfica.


***Georreferenciamento de Imagens: Satélite CBERS e LANDSAT.***


***Utilização de Imagens Termais: Satélite MODIS produto MOD 11.***

***A pesquisa e a produção do conhecimento na educação superior: a elaboração do projeto de pesquisa***

Ms. Odiones de Fátima Borba
O objetivo do minicurso é debater os princípios da pesquisa científica na educação superior e discutir o processo de formação acadêmica tendo como base a aprendizagem pela pesquisa. A educação superior se alicerça no tripé ensino, pesquisa e extensão. Para o acadêmico, essa perspectiva se sedimenta numa aprendizagem para além da teoria, pressupondo a participação em ações junto à comunidade, por meio de programas de extensão, e na produção acadêmico-científica em programas de iniciação científica e/ou com a elaboração do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Aprender pela pesquisa faz com que o estudante de nível superior se torne mais autônomo em sua aprendizagem – a qual deve ser continuada em programas de aperfeiçoamento e pós-graduação. Espera-se, do profissional de nível superior, vasta participação, publicação e envolvimento em organização de eventos, capacidade criativa e produção intelectual. Um ponto de partida fundamental é ingressar no mundo da pesquisa científica desde o início da formação. Para tanto, a elaboração de um bom projeto de pesquisa é fundamental. Após a discussão inicial, apresentaremos formas didáticas para a definição de um tema de pesquisa e elaboração do projeto de pesquisa. 

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